CartaExpressa
VÍDEO: General do Exército defende que manifestantes bolsonaristas sejam ‘protegidos’
O comandante da 10ª Região Militar do Exército de Fortaleza diz que a proteção deve se dar independente da ‘ordem de outros poderes’
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um general de Fortaleza (CE), comandante da 10ª Região Militar do Exército, afirmando à tropa que manifestantes bolsonaristas devem ser ‘protegidos’.
“Aqui em fortaleza, à frente da 10ª região militar, tenho atuado juntamente com a governadora, com a prefeitura, com as secretarias, com os órgãos de segurança pública para que essas pessoas sejam protegidas”, afirma o general André Luiz Ribeiro Campos Allão. A unidade do exército na capital tem sido um dos pontos de manifestações antidemocráticas contra o resultado das eleições.
Na gravação, que teria sido feita no Hospital Geral de Fortaleza, uma instalação do Exército, o militar endossa a realização dos atos e minimiza seu teor golpista. “Toda manifestação ordeira e pacífica é justa, não interessa o que ela pede”, acrescenta. Não há uma data precisa de quando a declaração de Allão foi feita.
O general segue afirmando que os manifestantes devem ser protegidos, ‘ainda que exista ordem de outros poderes no caminho contrário’, em referência indireta ao Poder Judiciário, que têm orientado que as polícias não permitam atos que impeçam o trânsito de veículos e de pessoas.
General comandante da 10ª Região Militar, em Fortaleza, diz que protegerá manifestantes que estão à porta da unidade, mesmo se “outros poderes” decidirem o contrário. pic.twitter.com/e8o2ZZkdCU
— Chico Alves (@ChicoAlvesRio) November 19, 2022
Já ao final da gravação, o militar diz: “O mal vai ser vencido com o bem, o mal não é vencido com o mal. Assim tenho atuado”.
Desde o resultado das eleições que deu vitória a Lula (PT) apoiadores do presidente Bolsonaro têm promovido bloqueios em rodovias e atos pedindo intervenção militar e pedindo que o petista não assuma a presidência a partir de janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PRF contabiliza 18 bloqueios bolsonaristas ilegais pelas rodovias do País
Por CartaCapital
‘Perdeu, mané’: Randolfe é confrontado por bolsonarista em aeroporto e repete frase de Barroso
Por CartaCapital
Tebet: O futuro de Bolsonaro depende do que descobrirmos nos sigilos de 100 anos
Por CartaCapital


