CartaExpressa
Vice-presidente da Câmara manda mais um recado a Bolsonaro: com Araújo, ‘o Brasil virou pária no mundo’
‘Ele atrapalha muito o Brasil e o processo de vacinação do povo’, disse Marcelo Ramos (PL-AM)


O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), voltou a criticar o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pressionado no cargo. Ramos citou os problemas causados pelo chanceler no diálogo com China e Venezuela, por exemplo, e o quanto Araújo atrapalhou a busca por vacinas contra a Covid-19.
“O atual chanceler contaminou a diplomacia brasileira de ideologia e de obscurantismo. O Brasil virou pária no mundo. As consequências disso passaram a ter impacto na vida dos brasileiros, porque isso atrapalhou a chegada de insumos para a vacina. Dificultou as negociações bilaterais até mesmo com os EUA”, disse o deputado em entrevista ao Metrópoles.
“Não há dúvida de que o desastre da política externa brasileira tem consequências muito graves na vida da população. Teve no Amazonas e continua tendo, agora, no resto do Brasil”.
Ramos ponderou que “o legitimado para escolher e para demitir ministro é o presidente da República”, mas reforçou: “O que eu posso dizer é que ele atrapalha muito o Brasil e tem atrapalhado muito o processo de vacinação do povo brasileiro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.