CartaExpressa
Viagem de Bolsonaro ao exterior seria um perigo para aplicação da lei penal, diz PGR a Moraes
O ministro acolheu a recomendação e rejeitou devolver o passaporte do ex-presidente


O procurador-geral da República, Paulo Gonet, recomendou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitar o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para devolver o passaporte do ex-presidente. O magistrado acolheu a sugestão e negou a solicitação dos advogados.
Bolsonaro pediu o passaporte para, supostamente, viajar a Israel em maio, a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
“Não se tem notícia de evento que torne superável a decisão que determinou a retenção do passaporte do requerente”, avaliou Gonet. “A medida em questão se prende justamente a prevenir que o sujeito à providência saia do país, ante o perigo para o desenvolvimento das investigações criminais e eventual aplicação da lei penal.”
Leia a decisão de Moraes:
PET 12100 - Decisão Indefere devoluçãoApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Irmão de Bolsonaro vira réu por homofobia e ameaça em supermercado de São Paulo
Por CartaCapital
O outono de Bolsonaro
Por Orlando Silva
Moraes ouvirá a PGR sobre esconderijo de Bolsonaro em embaixada antes de tomar decisão
Por CartaCapital