CartaExpressa
Valdemar Costa Neto reafirma expulsão de deputado do PL que ‘fez o L’
O presidente da sigla se reuniu com Yuri do Paredão, que apareceu em foto com ministros de Lula


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, se encontrou nesta quinta-feira 20 com o deputado federal licenciado Yury do Paredão (PL-CE), em Brasília.
“Recebi na sede do PL Nacional o deputado Yury do Paredão, do Ceará, a quem reafirmei que será expulso do partido por não comungar dos ideais de nossa legenda”, escreveu Valdemar nas redes sociais.
Na segunda-feira 17, o presidente do PL pediu a abertura do processo de expulsão de Yuri, após circular na internet uma imagem em que o parlamentar “faz o L” ao lado de ministros do governo Lula.
“Solicitei ao Diretório do PL no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão. Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal”, anunciou Valdemar na ocasião.
Em março, o deputado já havia sido alvo de críticas por parte de correligionários ao postar uma foto ao lado de Lula, em agenda no Ceará.
Desde o início do mandato, Yuri tem feito acenos ao governo. Ele é um dos deputados do PL que votaram a favor do arcabouço fiscal na Câmara.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.