CartaExpressa
USP publica nota em defesa de Moraes, alvo de sanções de Trump: ‘Não está sozinho’
O ministro do STF é professor da universidade
        
        A Universidade de São Paulo (USP) publicou, nesta segunda-feira 4, uma nota pública de apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que também é professor da instituição. A manifestação é resposta às sanções anunciadas contra o ministro nos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump.
O texto cita especificamente a aplicação da chamada lei Magnitsky, anunciada na quarta-feira 30. Para a USP, a administração Trump quer “criar constrangimento e ferir a autonomia de um dos mais destacados juízes brasileiros”.
A universidade avalia que a aplicação da lei contra o ministro representa desvio de finalidade. Conforme mostrou CartaCapital, o governo Trump recalibrou a legislação para usá-la contra desafetos.
“As restrições que agora são impostas contra o professor Alexandre de Moraes não têm sustentação jurídica nem amparo na razão, assim como não encontram guarida na tradição das relações históricas entre Brasil e Estados Unidos”, destaca a nota.
O texto afirma, ainda, que Moraes cumpre seu dever legal ao conduzir o processo da trama golpista. A USP lembrou, no comunicado, que os acusados têm amplo e total direito de defesa, e que a análise é feita de maneira colegiada pelo Supremo.
“O professor Alexandre de Moraes sabe que não está sozinho. A USP está solidária, em sinal de respeito e admiração, por sua atuação como professor e como juiz do STF”, conclui a nota de apoio ao magistrado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
                                            Alexandre de Moraes autoriza desbloqueio de perfis de Rodrigo Constantino nas redes sociais
Por Vinícius Nunes
                                            Zanin decidirá sobre ação para impedir bancos de aplicarem sanções da Magnitsky a Moraes
Por CartaCapital
                                            

