CartaExpressa
União Brasil dá 15 votos contra a MP dos ministérios; veja como votou cada deputado
Ao todo, houve 337 votos favoráveis à proposta, 125 contrários e uma abstenção


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira 31 o texto-base da medida provisória de reestruturação dos ministérios. Na sequência, o texto chegará ao Senado, que terá de avalizá-lo ainda nesta quinta 1º para evitar que a MP perca sua validade.
Se a medida “caducar”, ou seja, expirar, os ministérios criados, recriados ou promovidos a esse status pelo governo Lula deixam de existir. Voltaria a vigorar, então, a configuração da Esplanada sob a gestão de Jair Bolsonaro.
Na Câmara, houve 337 votos favoráveis à proposta, 125 contrários e uma abstenção. Partidos que controlam ministérios tornaram a votar em oposição à orientação do governo, a exemplo do União Brasil, que deu 15 de seus 50 votos contra a MP, mesmo controlando direta ou indiretamente três pastas.
Confira como votou cada deputado:
camara_leg_br_internet_votacao_mostraVotacao_asp_ilativa_O_numSessao_90_indTipoSessao_E_tipo_partidoApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.