CartaExpressa
TSE manda ao STF depoimentos sobre reunião que levou à condenação de Bolsonaro
A decisão é parte dos desdobramentos do julgamento que tornou o ex-presidente inelegível


O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, encaminhou nesta terça-feira 4 ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal de Contas da União depoimentos de ex-ministros de Jair Bolsonaro, como parte dos desdobramentos do julgamento que tornou o ex-presidente inelegível.
A ação julgada pelo TSE mirava a reunião promovida por Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022. Na agenda, transmitida pela TV Brasil, o então presidente repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral e atacou instituições.
O TCU receberá as transcrições dos depoimentos do ex-chanceler Carlos França, do ex-ministro da Casa Civil Ciro Nogueira e do almirante Flávio Augusto Viana Rocha, ex-secretário de Assuntos Especiais.
Já ao ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos relacionados no STF, cabem, entre outras, as cópias das oitivas do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e dos deputados Filipe Barros (PL-PR) e Major Vitor Hugo (PL-GO).
Em seu voto no julgamento que condenou Bolsonaro, Benedito Gonçalves – relator do processo – afirmou que os depoimentos de testemunhas da defesa, que alegam não ter envolvimento na reunião com embaixadores, contrastam “com o relevo dos cargos desempenhados e, mais especificamente, com expressa referência de Jair Messias Bolsonaro no sentido de que Carlos Alberto Franco França, seu ministro das Relações Exteriores, encaminharia ‘extrato’ da reunião às Embaixadas e disponibilizaria a eventuais interessados a íntegra do Inquérito da Polícia Federal”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro inelegível: TSE multa advogado que tentou anular o julgamento
Por CartaCapital
TCU define o relator de representação contra Bolsonaro por gastos na reunião com embaixadores
Por CartaCapital
‘Estou na UTI, não morri ainda’, diz Bolsonaro ao rejeitar divisão de seu ‘espólio’
Por CartaCapital