CartaExpressa
TSE lança disque denúncia para combater desinformação nas eleições
Se a denúncia for considerada válida, ela será encaminhada para a Polícia Federal e ao Ministério Público
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, anunciou nesta terça-feira 6 o lançamento de um disque denúncia para que eleitores comuniquem desinformação nas eleições que acontecem em outubro. O número 1491 vai funcionar a partir desta quarta-feira 7 e a ligação será gratuita.
O objetivo é acelerar e facilitar o envio e a apuração das denúncias. “Com o 1491, se denunciam mentiras eleitorais e serão adotadas as providências”, afirmou a ministra.
Os relatos recebidos serão analisados pelo Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). Se a denúncia for considerada válida, ela será encaminhada à Polícia Federal e ao Ministério Público.
Além do canal 1491, foi anunciado ainda um portal da PF que conterá informações de investigações no país, resguardados sigilos necessários.
Dentro do Portal de Dados Abertos haverá informações sobre as investigações eleitorais. Lá, segundo a PF, será possível verificar os locais das investigações e quais são os crimes investigados.
“Tudo está lá à disposição, num painel. Já está no ar. Nós colocamos isso à disposição de toda a sociedade brasileira. Nele se inclui os dados sobre as investigações eleitorais”, explicou o diretor-Geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
TSE extingue ação do PSDB contra Lula e Luiz Marinho por pronunciamento na TV
Por Marina Verenicz
PL aciona TSE contra pronunciamento de Lula em rede nacional
Por CartaCapital



