CartaExpressa

TSE determina a remoção de vídeos com o discurso de Bolsonaro na ONU

Para ministro da Corte Eleitoral, a decisão é necessária para ‘cessar os impactos anti-isonômicos do material produzido’

TSE determina a remoção de vídeos com o discurso de Bolsonaro na ONU
TSE determina a remoção de vídeos com o discurso de Bolsonaro na ONU
Bolsonaro na ONU em 2022. Foto: Anna Moneymaker/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou nesta sexta-feira 23 que sejam excluídos dos perfis de Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais os vídeos gravados pela TV Brasil durante o discurso do ex-capitão na Assembleia-Geral da ONU, na última terça 20.

O despacho do corregedor-geral eleitoral acolhe um pedido da campanha de Lula (PT). O ministro rejeitou, porém, uma solicitação para que o material fosse retirado também do site da TV Brasil.

Na sede das Nações Unidas, em Nova York, Bolsonaro atacou indiretamente Lula (PT) e a esquerda e repetiu clichês da extrema-direita sobre temas como aborto e “ideologia de gênero”.

Na avaliação de Gonçalves, “mostra-se necessária a remoção do vídeo das redes sociais utilizadas pelo candidato à reeleição para realizar sua propaganda, a fim de fazer cessar os impactos anti-isonômicos do material produzido a partir de ocasião somente acessível ao atual Chefe de Estado”.

A TV Brasil, no entanto, pode manter o conteúdo no ar, porque, segundo o ministro, “realizou cobertura protocolar, apenas informando aos telespectadores o contexto originário do discurso”.

Nesta semana, o TSE já havia proibido a campanha de Bolsonaro de usar na propaganda eleitoral imagens relacionadas ao pronunciamento na ONU.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo