CartaExpressa

TSE considera suspender justificativa de ausência por app no dia da eleição

A presidente da Corte, Cármen Lúcia, admitiu preocupação com o universo de eleitores que não compareceram às urnas em 2024

TSE considera suspender justificativa de ausência por app no dia da eleição
TSE considera suspender justificativa de ausência por app no dia da eleição
A ministra do TSE Cármen Lúcia. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Apoie Siga-nos no

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, afirmou que a abstenção em eleições preocupa e que a Justiça pode rever a possibilidade de usar o aplicativo e-Título para justificar, no dia da votação, o não comparecimento à seção eleitoral.

No segundo turno das disputas municipais de 2024, a abstenção atingiu 9,9 milhões de eleitores, equivalente a 29,2% do total. No primeiro turno, o índice foi de 21,71%.

Cármen se manifestou sobre o e-Título na cerimônia de apresentação do Relatório de Avaliação das Eleições 2024, nesta segunda-feira 9, na sede do TSE.

“Pode ser que no dia [da eleição] a gente diga que a justificativa não será feita, será feita depois, até para dar um tempo para a pessoa pensar [a respeito de deixar de votar]”, declarou a ministra.

Segundo ela, “voto é direito e dever, com a sociedade, com todo mundo”. A presidente do TSE rechaçou, porém, a possibilidade de discutir um aumento na multa por ausência na eleição, atualmente fixada em 3,51 reais por turno.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo