CartaExpressa
TSE avalia que há condições para cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, diz jornal
Tribunal tem quatro ações por abusos econômicos e uso indevido de redes sociais durante a campanha do presidente e seu vice


O Tribunal Superior Eleitoral já considera que há condições técnicas para a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. A informação é do blog do Lauro Jardim, no jornal O Globo.
Ao todo, o atual presidente e seu vice enfrentam quatro processos na Corte por suspeitas de irregularidades durante a campanha eleitoral em 2018. Bolsonaro e Mourão teriam usado irregularmente as redes sociais e cometido outros abusos financeiros durante a corrida eleitoral.
Em uma das apurações, o tribunal se debruça sobre o uso de nomes e CPFs de idosos para registrar chips de celular. Esses novos chips teriam sido usados para disparos em massa feitos pela equipe de campanha de Bolsonaro.
Segundo o jornal, as condições técnicas e materiais para a cassação já estariam consolidadas pelo TSE, faltando neste momento apenas reunir as melhores condições políticas para avançar com o processo. Uma cassação poderia fortalecer os discursos de ruptura democrática feitos por Bolsonaro nas últimas semanas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro chama ministros do STF para ‘falar com o povo’ no dia 7 de setembro
Por Estadão Conteúdo
Mourão diz que STF extrapola limites, mas não vê chances de impeachment de ministros
Por CartaCapital