CartaExpressa
Trump diz que Bolsonaro é sua ‘versão tropical’ e anuncia apoio ao ex-capitão
Ex-presidente dos Estados Unidos usou sua própria rede social, a Truth, para elogiar o trabalho do brasileiro


O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta quinta-feira 8 seu ‘total apoio’ à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em uma publicação em sua própria rede social, a Truth.
Trump disse ainda que Bolsonaro é sua ‘versão tropical’. O republicano é, assim como o ex-capitão, conhecido por contestar a validade dos resultados eleitorais.
Em 2020, ano em que foi derrotado por Joe Biden, o norte-americano pode ter participado da tentativa de golpe, segundo investigações comandadas pelo Senado dos EUA. Naquela ocasião, o mundo assistiu o Capitólio ser invadido por extremistas enquanto Trump se recusava a aceitar o resultado. Desde então, ele alega fraudes nas urnas, ainda que até hoje não tenha apresentado provas do que diz.
A similaridade entre as ações chegou a ser objeto de comparação do The New York Times, jornal mais importante dos EUA, que afirmou que Bolsonaro estaria usando o mesmo método de Trump para quando for derrotado. Naquele momento, o ex-capitão apresentava uma série de alegações infundadas diante de dezenas de embaixadores em Brasília.
Nesta quinta-feira, Trump escreveu: “Presidente Jair Bolsonaro do Brasil, carinhosamente chamado de ‘Trump tropical’, tem feito um ótimo trabalho para as pessoas maravilhosas do seu País”. Mais adiante concluiu: “O presidente Bolsonaro ama o Brasil acima de todos. Ele é um homem maravilhoso e tem meu completo e total apoio”.
Foto: Reprodução
O apoio de Trump ocorre no mesmo dia em que a renomada revista The Economist traz Bolsonaro e o ex-presidente dos EUA na capa. A imagem do brasileiro aparece formando a sombra do político republicano. Na chamada, a publicação diz: “O homem que queria ser o Trump”. Logo abaixo é possível ler um complemento: “Bolsonaro prepara sua Grande Mentira no Brasil”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Donald Trump entra na mira do serviço secreto dos EUA
Por Deutsche Welle
Bolsonaro “atravessou barreira legal” ao fazer campanha no 7 de Setembro, diz cientista política
Por RFI