CartaExpressa
TRF-4 nega pedido de transferência de Gabriela Hardt para Santa Catarina
Com a decisão, a juíza deve se manter à frente dos processos da Lava Jato, função que assumiu provisoriamente após o afastamento de Eduardo Appio


A juíza Gabriela Hardt teve negado pelo TRF-4 o seu pedido de transferência da 13ª Vara Federal de Curitiba para Santa Catarina.
Com a negativa, Gabriela deve se manter à frente dos processos da Lava Jato, função que assumiu provisoriamente após o TRF-4 afastar, de maneira cautelar, o juiz federal Eduardo Appio.
Segundo informações preliminares, juízes mais antigos tiveram preferência nas cidades em que a magistrada considerou ser transferida.
O pedido de transferência foi apresentado em maio e avaliado pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Em 2018, Gabriela Hardt também substituiu Sergio Moro quando o então magistrado se licenciou do cargo para assumir o Ministério da Justiça e da Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Hardt foi a responsável pela condenação de Lula à prisão no caso referente ao sítio de Atibaia (SP). Em 2021, porém, o Supremo Tribunal Federal anulou as sentenças contra o petista, após declarar a incompetência da 13ª Vara para julgar os casos. Na condenação, Hardt copiou parte substancial de outra decisão de Moro. O caso foi admitido pela juíza.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Defesa de Appio leva ao CNJ diálogos de procuradores da Lava Jato sobre a sucessão de Moro
Por CartaCapital
Laudo usado pelo TRF-4 para afastar Appio é inconclusivo, diz análise técnica levada ao CNJ
Por Leonardo Miazzo
TRE une ações pela cassação de Moro e dá aval para depoimentos de testemunhas
Por CartaCapital
Conselho de Ética do Senado abre representações contra seis senadores
Por André Lucena
Conselho de Ética do Senado agenda análise de representações contra Damares e Flávio
Por CartaCapital