CartaExpressa
TRF-1 suspende decisão do TCU e reabilita Mantega a ocupar funções públicas
Ex-ministro estava impedido de exercer cargos públicos por oito anos


O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendeu, nesta quarta-feira 19, a decisão do Tribunal de Contas da União que havia impedido o ex-ministro Guido Mantega de ocupar funções públicas.
O ex-chefe do Ministério da Fazenda havia sido inabilitado para funções públicas após ser condenado em 2016 em um processo do TCU que apontou irregularidades em operações de crédito durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
A decisão em caráter liminar ainda passará pela análise da Quinta Turma do TRF-1. Não há previsão para o julgamento.
Esta é a segunda anulação de condenações contra Mantega relacionado com o processo das pedaladas fiscais. O ex-ministro também já havia tido decisões favoráveis no Supremo Tribunal Federal em ações iniciadas no TCU.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça absolve Guido Mantega de denúncia baseada em delação premiada
Por Wendal Carmo
Lewandowski declara prescrita uma investigação do TCU contra Guido Mantega
Por CartaCapital