CartaExpressa

TRE-SP retotaliza votos e confirma eleição de Paulo Teixeira (PT) no lugar de Pablo Marçal (PROS)

O registro da candidatura de Marçal havia sido rejeitado pelo tribunal no final de setembro, devido à falta de documentos

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo retotalizou nesta terça-feira 8 os votos para deputado federal e confirmou a eleição de Paulo Teixeira (PT) para a Câmara. Com isso, o bolsonarista Pablo Marçal (PROS) perde a vaga.

A retotalização aconteceu após uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral, que indeferiu a candidatura de Marçal e anulou uma sentença do TRE que aprovava o registro. Na liminar, Lewandowski afirmou que a Corte regional não levou em consideração o “substancioso parecer da Procuradoria Regional Eleitoral” contra o pedido de Marçal.

“Determino, por conseguinte, a imediata retotalização dos votos […] e a retificação da situação do candidato Pablo Henrique Costa Marçal no Sistema de Candidaturas para que nele conste ‘Indeferido com Recurso’”, escreveu.

O registro da candidatura de Marçal havia sido rejeitado pelo TRE-SP no final de setembro, devido à falta de documentos. Porém, ele conseguiu concorrer sub judice, uma situação em que sua votação (243.037 votos) não foi considerada para a definição dos eleitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar