CartaExpressa
Trama golpista: STF ouve ex-ministro da Saúde e mais 9 testemunhas nesta segunda
A Primeira Turma vai ouvir Marcelo Queiroga e outros indicados pelo general Heleno, réu na ação que apura a organização criminosa que visava impedir a posse de Lula


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ouve nesta segunda-feira 26 os depoimentos de dez indicados pelo ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, nas investigações sobre a trama golpista de 2022. Entre as testemunhas está o ex-ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (PL), Marcelo Queiroga.
Os depoimentos desta segunda-feira 15 acontecem a partir das 15h. Queiroga é um dos dois civis que serão ouvidos nesta sessão. O outro é Christian Perillier Schneider, que foi assessor do Ministério da Agricultura.
A lista tem ainda oito militares indicados por Heleno, sendo seis do exército: dois generais, três coronéis e um capitão. Um dos generais indicados é Carlos José Russo Penteado, que foi o ‘número dois’ do GSI na gestão de Gonçalves Dias, já no governo Lula. Depõem ainda o brigadeiro Osmar Lootens e o capitão de Mar e Guerra Ricardo Pennaforte.
Augusto Heleno é um dos integrantes do chamado ‘núcleo 1’, que tem ainda o próprio Jair Bolsonaro (PL) e outras seis pessoas próximas: Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Heleno se compara a Lula, cita Lava Jato e diz que PGR faz ‘terraplanismo argumentativo’
Por CartaCapital
Bolsonaro faz novo pedido para adiar os depoimentos sobre a trama golpista no STF
Por Vinícius Nunes