CartaExpressa
Toffoli rejeita recurso e Bolsonaro terá que pagar multa do TSE
Supremo rejeitou a justificativa apresentada pela defesa e Bolsonaro terá que pagar a multa


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o recuso da defesa de Jair Bolsonaro (PL) contra uma multa de R$ 20 mil imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TSE multou o ex-presidente por uma reunião realizada com embaixadores no Palácio do Planalto em julho de 2022. O órgão considerou que Bolsonaro fez propaganda eleitoral irregular.
O Supremo rejeitou a justificativa apresentada pela defesa de Bolsonaro de que o TSE não teria competência para julgar o caso.
Advogados não trouxeram “elementos aptos a afastar os fundamentos que embasaram a inadmissibilidade do recurso extraordinário, os quais devem ser mantidos”, diz a decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.