CartaExpressa
Toffoli extingue ação contra Kassab por suposto caixa dois
O ministro acolheu um pedido da defesa do secretário de Governo na gestão de Tarcísio de Freitas em São Paulo
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou a extinção de uma ação de improbidade contra Gilberto Kassab, secretário de Governo na gestão de Tarcísio de Freitas em São Paulo.
A ação acusava Kassab de receber mais de 21 milhões de reais em suposto caixa dois da Odebrecht entre 2008 e 2014. O processo nasceu de um termo de autocomposição entre a empreiteira e o Ministério Público de São Paulo.
Toffoli acolheu a argumentação da defesa sobre a prescrição do processo após “um aditivo e uma ratificação” do termo de autocomposição.
Para os promotores que acusaram Kassab, o pagamento de caixa dois configura improbidade. Segundo eles, o ex-prefeito deveria pagar 85 milhões de reais, montante a incluir multas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF tem 2 votos para condenar Collor à prisão por corrupção
Por CartaCapital
Barroso será o relator de ação que pode suspender a tramitação da PEC da Anistia
Por CartaCapital
‘Desculpe, ministro Kassio, isso já está encerrado’, diz Moraes no TSE sobre o caso Celso Daniel
Por CartaCapital


