CartaExpressa
Toffoli extingue ação contra Kassab por suposto caixa dois
O ministro acolheu um pedido da defesa do secretário de Governo na gestão de Tarcísio de Freitas em São Paulo


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou a extinção de uma ação de improbidade contra Gilberto Kassab, secretário de Governo na gestão de Tarcísio de Freitas em São Paulo.
A ação acusava Kassab de receber mais de 21 milhões de reais em suposto caixa dois da Odebrecht entre 2008 e 2014. O processo nasceu de um termo de autocomposição entre a empreiteira e o Ministério Público de São Paulo.
Toffoli acolheu a argumentação da defesa sobre a prescrição do processo após “um aditivo e uma ratificação” do termo de autocomposição.
Para os promotores que acusaram Kassab, o pagamento de caixa dois configura improbidade. Segundo eles, o ex-prefeito deveria pagar 85 milhões de reais, montante a incluir multas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF tem 2 votos para condenar Collor à prisão por corrupção
Por CartaCapital
Barroso será o relator de ação que pode suspender a tramitação da PEC da Anistia
Por CartaCapital
‘Desculpe, ministro Kassio, isso já está encerrado’, diz Moraes no TSE sobre o caso Celso Daniel
Por CartaCapital