CartaExpressa
Temer diz que afastamento de Bretas o tranquiliza: ‘Era o que eu esperava’
Em março de 2019, o juiz mandou prender o ex-presidente no âmbito da Lava Jato no Rio de Janeiro
O ex-presidente Michel Temer (MDB) celebrou nesta quarta-feira 1º o afastamento do juiz Marcelo Bretas por decisão do Conselho Nacional de Justiça. O magistrado ocupava a 7ª Vara Federal Criminal e foi o responsável por conduzir a Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.
“Era o que eu esperava. A história costuma corrigir as versões quando elas não espelham os fatos. Acima de tudo, o CNJ puniu o método que, até recentemente no Brasil, privilegiava a militância e as ambições pessoais em detrimento da justiça. Isso é o que, como constitucionalista e ex-presidente da República, me tranquiliza”, afirmou Temer em nota.
Em março de 2019, Bretas mandou prender Temer no âmbito da Lava Jato. O ex-presidente passou quatro noites em uma sala da Corregedoria na Superintendência da Polícia Federal no Rio.
O caso envolvia denúncias do delator José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que dizia ter repassado 1 milhão de reais em propina ao Coronel Lima, militar amigo de Temer.
O CNJ analisou três processos disciplinares contra Bretas. Um deles foi apresentado pelo prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD), que aponta ser alvo de perseguição.
As outras duas reclamações decorrem de delações premiadas de advogados que relataram supostas irregularidades em negociações do juiz na condução dos processos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Flávio Bolsonaro vai ao CNJ para tentar afastar o novo juiz da Lava Jato
Por CartaCapital
‘Aliviado por ver que a justiça foi feita’, diz Paes após o CNJ afastar Marcelo Bretas
Por CartaCapital



