CartaExpressa
TCU deve estipular prazo de 5 dias para Bolsonaro entregar segundo estojo de joias
O Tribunal também vai solicitar a entrega de um fuzil e uma pistola que o ex-capitão teria recebido em 2019 dos Emirados Árabes


O Tribunal de Contas da União deve estipular um prazo de 5 dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devolva o segundo estojo de joias que recebeu do governo da Arábia Saudita. As informações são do Estado de São Paulo.
O tribunal também vai solicitar a entrega de um fuzil e uma pistola que o ex-capitão teria recebido em 2019 dos Emirados Árabes; além de uma inspeção detalhada de todos os itens que o ex-presidente recebeu ao longo dos quatro anos de governo com a ressalva de que o que não for considerado presente ‘personalíssimo’ terá de ser integrado ao patrimônio da União.
O pedido da corte de contas será o de que os bens sejam encaminhados para a Secretaria Geral da Presidência da República, que fica dentro do Palácio do Planalto.
O TCU também solicitará que, a cada fim de governo, nos dois meses que antecedem o término do mandato, seja feito um levantamento final daquilo que pode ou não ser incorporado como bem pessoal e presente para o presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.