CartaExpressa
Supremo amplia prazo até dia 5 para governo se manifestar sobre vacinação de crianças
Anvisa autorizou imunização na faixa etária de 5 a 11 anos, mas Ministério da Saúde ainda não atualizou plano nacional


Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou nesta segunda-feira 20 um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e ampliou para até 5 de janeiro o prazo para o governo federal apresentar informações sobre vacinação de crianças de 5 a 11 anos.
Na sexta-feira 17 Lewandowski havia dado 48 horas para o governo se manifestar sobre a inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Imunização (PNI). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na semana passada o imunizante da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos.
O prazo dado por Lewandowski, na prática, atende aos planos do Ministério da Saúde. No sábado 18 o ministro Marcelo Queiroga havia mencionado a necessidade de esperar até a data para uma análise.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.