CartaExpressa
STJ mantém a prisão de homem acusado de planejar o sequestro de Moro
O plano foi desmantelado pela PF na Operação Sequaz, em março
A presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, manteve nesta quinta-feira 13 a prisão de Janeferson Aparecido Mariano Gomes (conhecido por “Nefo”) pelo suposto envolvimento em um plano para sequestrar o senador Sergio Moro (União-PR).
Segundo a magistrada, o habeas corpus não poderia ser analisado pelo STJ porque o mérito do caso ainda não foi julgado pela segunda instância. Ela também argumentou que a avaliação só seria possível em caso de flagrante ilegalidade na prisão.
A defesa de Gomes apresentou o HC após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região negar a liberdade. Na manifestação, os advogados sustentaram que não haveria prova dos delitos atribuídos ao suspeito, preso por ordem da juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal de Curitiba.
O suposto plano de sequestrar Moro, o promotor de Justiça Lincoln Gakiya e outras autoridades públicas foi desmantelado pela Polícia Federal durante a Operação Sequaz, em março. Nove pessoas envolvidas no suposto esquema montado pelo PCC foram presas.
De acordo com a PF, Gomes seria um dos integrantes da organização criminosa. Ele responde a um processo no Tribunal de Justiça de São Paulo por furto e extorsão mediante sequestro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Eletrobras cancela contrato com recrutadora por questão sobre Lula em teste
Por CartaCapital
Moro reclama de decisão de Lewandowski e não desiste de tirar acusações de Tacla Duran do STF
Por CartaCapital


