CartaExpressa
STJ anula decisão de Moro que condenou João Vaccari, ex-tesoureiro do PT
‘A anulação restabelece, por meio dos inúmeros recursos impetrados pela defesa, a almejada Justiça’, dizem os advogados


A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça anulou a ação penal que condenou o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto a seis anos e oito meses de prisão em regime semiaberto por participação em empréstimos supostamente irregulares. A decisão pela condenação havia sido proferida pelo então juiz da Lava Jato, Sergio Moro.
No STJ, os ministros acataram a alegação da defesa sobre a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o caso.
Em 2019, a defesa do ex-tesoureiro petista apresentou recursos ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal sob a alegação de que o processo trata de suposto crime eleitoral e, diante disso, a competência deveria ser da Justiça Eleitoral.
“A anulação da sentença condenatória e deste processo ocorrida no julgamento do STJ desta data, restabelece, por meio dos inúmeros recursos impetrados pela defesa, a almejada Justiça”, afirmou o advogado Luiz Flávio D’Urso em nota divulgada pelo site ConJur.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quaest/Genial: Lula lidera todos os cenários e venceria qualquer um no 2º turno
Por CartaCapital
Quero conversar com todos que queiram conversar comigo, diz Lula em Brasília; veja detalhes da viagem
Por CartaCapital