CartaExpressa
STF forma lista tríplice somente com mulheres para vaga no TSE
As três são remanescentes de listas anteriores para a Corte Eleitoral
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, na sessão desta quarta-feira 6, lista tríplice para o preenchimento de vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A advogada Marilda de Paula Silveira foi a mais votada, com 11 votos.
Concorreram as também advogadas Daniela Lima de Andrade Borges e Vera Lúcia Santana Araújo, com 10 votos cada.
As três são remanescentes de listas anteriores para a Corte Eleitoral. Agora, os nomes serão enviados ao presidente da Lula, que escolherá uma entre as indicadas pelo Plenário do STF para nomeação.
A composição completamente feminina para o TSE vem em um momento onde entidades pressionam o presidente Lula para indicar uma mulher, especialmente uma mulher negra, para a vaga da ministra Rosa Weber no STF.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



