CartaExpressa
STF determina que Castro preste esclarecimentos sobre operação policial na Maré
Ação já resultou na morte de três pessoas, entre elas um policial; pelo segundo dia, comunidade amanheceu cercada pela PM


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governador Cláudio Castro (PL-RJ) preste esclarecimentos sobre as ações policiais no Complexo da Maré. Na terça-feira 11, uma operação, com confrontos, deixou ao menos três mortos (um policial e dois civis). A região amanheceu cercada pela PM pelo segundo dia nesta quarta-feira 12.
Segundo a decisão de Fachin, o cerco policial na comunidade, ainda em andamento, impõem urgência na necessidade de intimar o governador bolsonarista. Diante da gravidade e do potencial de escalada da violência na Maré, o ministro pede que Castro seja informado de sua decisão, proferida na noite de terça, ‘pelo meio mais célere possível’.
“Intime-se mediante ofício, com urgência, a ser remetido pelo meio mais célere possível, o excelentíssimo governador do Estado do Rio de Janeiro, para que tome ciência da petição protocolada neste tribunal e informe de pronto, nos autos, as providências tomadas”, escreveu Fachin na decisão desta terça.
A ordem do ministro do Supremo responde a uma ação do PSOL e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro após o início das ações policiais na Maré.
No pedido, os autores solicitam, com urgência, que os policiais envolvidos estejam portando câmeras corporais e que o estado deixe ambulâncias disponíveis na região cercada. Eles pedem, ainda, que que os locais com mortes sejam preservados pelos agentes para perícia.
Os pedidos de PSOL e Defensoria foram feitos dentro da chamada ADPF das Favelas, da qual Fachin é o relator.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que se sabe sobre a ação da PM no Complexo da Maré que deixou ao menos 3 mortos
Por CartaCapital
Moraes libera para julgamento denúncia do caso Marielle no STF
Por CartaCapital
PGR denuncia ao STF coronel do Exército que defendeu golpe de Estado e ameaçou Dino
Por Wendal Carmo
Câmara do Rio cassa medalhas concedidas aos irmãos Brazão
Por Agência Brasil