CartaExpressa
STF confirma decisão de Toffoli que anulou condenação a cientistas que desmentiram fake news
O ministro anulou uma decisão que condenou duas cientistas por desmentirem um nutricionista que afirmava que a diabetes era causada por vermes
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou nesta sexta-feira 18 a decisão do ministro Dias Toffoli que anulou uma decisão que condenou duas cientistas por desmentirem um nutricionista que afirmava que a diabetes era causada por vermes.
As cientistas Ana Bonassa e Laura Marise, responsáveis pelo canal “Nunca Vi 1 Cientista”, foram condenadas a pagar ao pagamento de danos morais ao denunciaram o perfil de um nutricionista que vendia um produto denominado “protocolo de desparasitação” contra a diabetes.
Elas rebateram o material explicando que a diabetes não é causada por vermes. Também criticaram o nutricionista por desinformação. O nutricionista foi à Justiça e conseguiu a condenação da dupla.
As cientistas recorrem ao STF. Na decisão agora validada pela Segunda Turma, Toffoli suspendeu a condenação por entender que se tratava de manifestação de pensamento crítico e não danos morais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Toffoli defende decisões que anularam processos da Lava Jato e critica erros de Estado
Por CartaCapital
PGR tenta reverter ordem de Toffoli que anulou condenações de Leo Pinheiro na Lava Jato
Por CartaCapital



