CartaExpressa
Toffoli anula condenação a cientistas que desmentiram fake news sobre diabetes
A decisão, agora anulada, determinava que a dupla deveria pagar uma multa de mil reais por danos morais, além de excluir o vídeo
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira 30 a decisão da Justiça de São Paulo que condenou duas cientistas ao pagamento de danos morais por desmentirem um nutricionista que afirmava que a diabetes era causada por vermes.
“No vídeo questionado, acostado aos autos, tem-se manifestação de pensamento crítico à atuação de perfil público e de teorização fundada tanto em fatos como em dados científicos acerca da diabetes”, disse Toffoli em sua decisão liminar.
No vídeo das cientistas Ana Bonassa e Laura Marise, responsáveis pelo canal “Nunca Vi 1 Cientista”, elas denunciam o perfil de um nutricionista que vendia um produto denominado “protocolo de desparasitação” contra a diabetes. Elas rebateram o material explicando que a diabetes não é causada por vermes. Também criticaram o nutricionista por desinformação.
A decisão, agora anulada, determinava que a dupla deveria pagar uma multa de mil reais por danos morais, além de excluir o vídeo em questão, sob pena de multa diária de 100 reais, limitada a mil reais.
A juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª vara do Juizado Especial Cível de São Paulo, tinha entendido que a divulgação da imagem do autor sem seu consentimento extrapolou os limites do aceitável.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS
Por CartaCapital
Cerveró vai a Toffoli para anular todos os atos da Lava Jato contra ele
Por Wendal Carmo


