CartaExpressa
STF: Bolsonaro segue proibido de ter contato com outros investigados por trama golpista
A Primeira Turma da Corte rejeitou, por unanimidade, um recurso do ex-capitão


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu rejeitar, por unanimidade, um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para retomar o contato com outros investigados por envolvimento na trama golpista de 2022.
Entre os alvos com quem o ex-capitão não pode se comunicar estão o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno.
A proibição foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito da decisão em que autorizou a Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, em fevereiro. A ação serviu para apurar a tentativa de golpe de Estado após a vitória de Lula (PT).
“A cautelar de proibição de manter contato com os demais investigados é medida que se faz necessária para resguardar a investigação, evitando-se a combinação de versões, além de inibir possíveis influências indevidas no ânimo de testemunhas e de outras pessoas que possam colaborar com o esclarecimento dos fatos”, diz um trecho do voto de Moraes no julgamento do recurso, encerrado na sexta-feira 18.
Acompanharam o relator os quatro outros integrantes da Turma: Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com críticas a Bolsonaro, Lula vai ao ABC paulista para impulsionar candidatos do PT
Por CartaCapital
STF rejeita pedido de Bolsonaro para encerrar inquérito sobre vazamento de dados sigilosos
Por CartaCapital
Eduardo Bolsonaro tem R$ 88,9 mil bloqueados após se recusar a pagar indenização para jornalista
Por CartaCapital