CartaExpressa
STF autoriza a extradição de 2 condenados por estupro para Colômbia e Portugal
Segundo o entendimento da 1ª Turma, os pedidos preenchem os requisitos estabelecidos pela Lei de Migração


A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal autorizou, por unanimidade, a extradição de um português e um colombiano, condenados pelo crime de estupro em seus respectivos países.
A decisão foi tomada na terça-feira 6, na primeira sessão presencial do colegiado em 2024. Os processos tramitam sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia.
Segundo o entendimento da Turma, os pedidos preenchem os requisitos estabelecidos pela Lei de Migração, entre eles a correspondência dos crimes analisados com delitos previstos na legislação brasileira.
A extradição é um ato discricionário do presidente da República e, portanto, o STF não analisa o mérito das acusações, apenas verifica se o pedido é cabível sob os aspectos legal e formal.
Cármen acrescentou que, como a autorização encerra a competência do STF, deve ocorrer o arquivamento do processo assim que se esgotar a possibilidade de recursos. O presidente da 1ª Turma, Alexandre de Moraes, levará a proposta ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso.
Os dois pedidos de extradição tramitam em segredo de justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A ‘ideia fixa’ de Pacheco sobre definir mandatos para ministros do STF
Por CartaCapital
STF derruba norma do Espírito Santo que permitia porte de armas para agentes socioeducativos
Por CartaCapital
De volta ao Congresso, Lira eleva pressão sobre o governo e Pacheco confirma votações anti-STF
Por Leonardo Miazzo