CartaExpressa
STF abre inquérito contra Zambelli por perseguição armada em São Paulo
A decisão, sigilosa, partiu do ministro Gilmar Mendes, nesta sexta-feira 3
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes instaurou, nesta sexta-feira 3, um inquérito contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A investigação, que está sob sigilo, mira o episódio em que a parlamentar bolsonarista perseguiu – armada – uma pessoa em São Paulo, na véspera do segundo turno da eleição de 2022.
Em 25 de janeiro, a Procuradoria-Geral da República denunciou Zambelli ao STF por porte ilegal de arma de fogo. Na peça, a vice-PGR Lindôra Araújo solicita o cancelamento do porte de arma da deputada e sua condenação ao pagamento de multa no valor de 100 mil reais por danos morais coletivos.
Zambelli entregou a arma à Polícia Federal, após ordem do STF, em dezembro. A Corte também autorizou uma operação de busca e apreensão em endereços ligados à bolsonarista. Durante a ação, a PF encontrou outras três pistolas.
Em 29 de outubro, véspera do segundo turno da eleição, a deputada causou espanto ao sacar uma arma em público e perseguir um homem na capital paulista. A cena foi gravada e circulou nas redes sociais.
Nas imagens, é possível ver pessoas correndo e a bolsonarista com a arma em punho, entrando em uma lanchonete e ordenando, aos gritos, que um homem negro deitasse no chão. Em outro registro, nota-se um estampido.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes manda investigar Marcos do Val após mudanças de versão sobre plano golpista
Por Wendal Carmo
Golpe contra Dilma foi uma aberração jurídica que iniciou escalada fascista, diz Grupo de Puebla
Por CartaCapital
PF encontrou várias digitais na minuta golpista apreendida na casa de Torres, diz colunista
Por CartaCapital



