CartaExpressa

Sonia Guajajara critica decisão de senadores de retirar acusação de genocídio indígena contra Bolsonaro

Coordenadora executiva da APIB questionou: A’ ação é praticada mas simplesmente se pode decidir que não é e pronto?’

Sonia Guajajara critica decisão de senadores de retirar acusação de genocídio indígena contra Bolsonaro
Sonia Guajajara critica decisão de senadores de retirar acusação de genocídio indígena contra Bolsonaro
A Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara (Wilson Dias/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, criticou a decisão dos senadores da CPI da Covid de retirar do relatório final a sugestão de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro pelo crime de genocídio de indígenas.

“Como assim decidiu retirar o ‘Genocidio Indígena’? A ação é praticada mas simplesmente se pode decidir que não é e pronto, o fato não existiu?”, questionou em uma rede social.

Integrantes do chamado G7, grupo majoritário na comissão, divergiam sobre a imputação do crime ao ex-capitão. O presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), chegou a declarar que precisava ser convencido sobre o tema.

Os parlamentares também retiraram a proposta de indiciamento do pastor Silas Malafaia por disseminação de fake news, do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) por crime de advocacia administrativa e improbidade administrativa e do secretário especial de Saúde Indígena Robson Santos da Silva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo