CartaExpressa
Sete pessoas são presas por saudações nazistas durante partida entre França e Croácia
Presos são croatas, que teriam feito o gesto durante o hino do país e em diferentes momentos do primeiro tempo


Autoridades francesas anunciaram nesta segunda-feira 24 a prisão de sete pessoas por fazerem saudações nazistas durante a partida entre França e Croácia pela Liga das Nações da Uefa, no domingo 23.
O dispositivo de segurança conseguiu “prender sete indivíduos por fazerem saudações nazistas durante a partida”, no Stade de France, ao norte da capital, escreveu o chefe de polícia de Paris, Laurent Nuñez, na rede social X.
Segundo uma fonte policial, 10 radicais croatas fizeram saudações nazistas no início do jogo, enquanto seu hino nacional tocava, e durante o primeiro tempo. As prisões ocorreram no final da partida.
A França derrotou a Croácia nos pênaltis (5-4), após a vitória de 2-0 no tempo regulamentar e prorrogação, e se classificou para as semifinais da Liga das Nações da Uefa, que será disputada contra a Espanha em junho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Guru do trumpismo, Steve Bannon faz saudação nazista em evento conservador nos EUA
Por CartaCapital
A “saudação romana” de Elon Musk é, sim, um gesto de inspiração fascista. E a História explica por quê
Por The Conversation