CartaExpressa

Senadores da CPI reagem aos ataques de Bolsonaro a ministros do STF

‘É inegável que o presidente da República, como método, tenta deslegitimar as instituições e ataca sistematicamente o Judiciário’

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Dez senadores que integram a CPI da Covid publicaram na noite de quinta-feira 5 uma nota conjunta contra os recentes ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o título ‘Em defesa da democracia e da Constituição’, o texto é uma resposta às ameaças do presidente aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Bolsonaro afirmou, em uma escalada no tom, que ‘a hora’ dos ministros estaria chegando.

“É inegável que o presidente da República, como método, tenta deslegitimar as instituições e ataca sistematicamente o Judiciário. Expediente autoritário de lembranças funestas”, afirma um trecho da nota.

O texto também apoia a decisão do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo, de cancelar a reunião entre os líderes dos três poderes. Fux fez duras críticas a Bolsonaro durante o seu discurso que anunciou o cancelamento do encontro.

Assinam a nota toda a cúpula da CPI formada pelo presidente, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o relator Renan Calheiros (MDB-AL), além de Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE), Otto Alencar (PSD-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Simone Tebet (MDB-MS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Confira a íntegra da nota publicada pelos integrantes da CPI da Covid:

NOTA DA CPI: EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA CONSTITUIÇÃO

Os integrantes da CPI da Pandemia, abaixo-assinados, subscrevem integralmente a decisão anunciada pelo Presidente do STF, Luiz Fux, e se solidarizam com os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

É inegável que o Presidente da República, como método, tenta deslegitimar as instituições e ataca sistematicamente o Judiciário, expediente autoritário de lembranças funestas. A própria CPI tem sido alvo recorrente de tentativas de intimidações por parte do Executivo.

Em tempos sombrios, quando as piores pessoas perdem o medo, cabe às melhores não perderem a coragem em defender a democracia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.