CartaExpressa

Senador vai ao TCU para que Bolsonaro apresente lista com todos os presentes recebidos

Segundo Jorge Kajuru, a medida poderá ‘resguardar a moralidade e impessoalidade na gestão administrativa’

Fotos: Jefferson Rudy/Agência Senado e Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou ao Tribunal de Contas da União, nesta quinta-feira 6, um requerimento para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a produzir um inventário completo de todos os presentes que recebeu durante seu mandato.

No pedido, Kajuru destaca o caso envolvendo as joias da Arábia Saudita enviadas a Bolsonaro.

“A jurisprudência desta Corte de Contas segue o entendimento de que presentes recebidos pelas autoridades públicas devem ser incorporados aos acervos pessoais quando forem personalíssimos e apresentarem valores simbólicos”, ressalta. “Tal posicionamento nada mais é que a subsunção da norma perseguida pelos princípios da moralidade e impessoalidade ao comportamento real dos agentes públicos, prevenindo, assim, a corrupção e a satisfação de interesses pessoais em detrimento dos coletivos.”

De acordo com o senador, um eventual deferimento do pedido por parte do TCU poderá “resguardar a moralidade e impessoalidade na gestão administrativa”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar