CartaExpressa
Senador vai ao TCU para que Bolsonaro apresente lista com todos os presentes recebidos
Segundo Jorge Kajuru, a medida poderá ‘resguardar a moralidade e impessoalidade na gestão administrativa’


O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou ao Tribunal de Contas da União, nesta quinta-feira 6, um requerimento para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja obrigado a produzir um inventário completo de todos os presentes que recebeu durante seu mandato.
No pedido, Kajuru destaca o caso envolvendo as joias da Arábia Saudita enviadas a Bolsonaro.
“A jurisprudência desta Corte de Contas segue o entendimento de que presentes recebidos pelas autoridades públicas devem ser incorporados aos acervos pessoais quando forem personalíssimos e apresentarem valores simbólicos”, ressalta. “Tal posicionamento nada mais é que a subsunção da norma perseguida pelos princípios da moralidade e impessoalidade ao comportamento real dos agentes públicos, prevenindo, assim, a corrupção e a satisfação de interesses pessoais em detrimento dos coletivos.”
De acordo com o senador, um eventual deferimento do pedido por parte do TCU poderá “resguardar a moralidade e impessoalidade na gestão administrativa”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.