CartaExpressa
Senador quer quebrar os sigilos de Flávio Dino na CPMI do 8 de Janeiro
O ministro também é alvo de outros oito requerimentos, todos a defenderem a sua convocação à comissão


O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), integrante da CPMI do 8 de Janeiro, apresentou um requerimento no qual pede a quebra dos sigilos telefônico e telemático do ministro da Justiça, Flávio Dino.
O documento alega que a medida “é de fundamental importância para os trabalhos desta Comissão Parlamentar Mista de Inquérito”. Para ser aplicado, o requerimento precisa contar com a aprovação da maioria do colegiado.
Dino também é alvo de outros oito requerimentos, todos a defenderem a sua convocação à comissão para prestar esclarecimentos sobre a resposta do governo aos atos golpistas executados por bolsonaristas.
A próxima reunião da CPMI está agendada para a quinta-feira 1º, às 9h. Na ocasião, os deputados e senadores definirão o plano de trabalho para os próximos meses.
O deputado Arthur Maia (União-BA) preside a comissão, enquanto a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) ocupa a relatoria.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

8 a 2: STF torna réus mais 131 acusados de participação no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
STF agenda julgamento de mais 70 denúncias contra envolvidos no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Braga Netto, Augusto Heleno, Mauro Cid: os militares na mira da CPMI do 8 de janeiro
Por CartaCapital