CartaExpressa,Política

Senador pede que CPI envie ao STF mentira de Bolsonaro que liga vacina de Covid a Aids

Senador pede que CPI envie ao STF mentira de Bolsonaro que liga vacina de Covid a Aids

Em mais uma fake news, presidente leu uma suposta notícia sobre vacinados desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida

O senador Alessandro Vieira. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou no domingo 24 um requerimento para que a CPI da Covid envie ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a informação de que o presidente Jair Bolsonaro fez uma falsa ligação entre o uso de vacina e uma maior chance de que um imunizado seja infectado pelo vírus da Aids.

“Trata-se de uma das diversas ocasiões em que o Chefe do Executivo Federal vem espalhando notórias fake news, criando grandes obstáculos ao enfrentamento da pandemia”, escreveu o senador no documento.

“Na iminência da votação do relatório produzido por esta CPI, não se pode permitir que o Chefe do Executivo continue em permanente e flagrante estado de cometimento de delitos que continuam a produzir efeitos que extrapolam inequivocamente o “cercadinho” do Palácio da Alvorada e o conjunto de espectadores de suas lives semanais”, continua no documento.

Na última quinta-feira 21, Bolsonaro leu uma suposta notícia que alertava que “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”.

O Facebook e o Instagram, no domingo, derrubaram o vídeo.

Leia o documento:

Doc-SF213661530368-Entrega

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Editor do site de CartaCapital. Twitter: Alisson_Matos

Compartilhar postagem