CartaExpressa
Senador pede que CPI envie ao STF mentira de Bolsonaro que liga vacina de Covid a Aids
Em mais uma fake news, presidente leu uma suposta notícia sobre vacinados desenvolvendo síndrome da imunodeficiência adquirida


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou no domingo 24 um requerimento para que a CPI da Covid envie ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a informação de que o presidente Jair Bolsonaro fez uma falsa ligação entre o uso de vacina e uma maior chance de que um imunizado seja infectado pelo vírus da Aids.
“Trata-se de uma das diversas ocasiões em que o Chefe do Executivo Federal vem espalhando notórias fake news, criando grandes obstáculos ao enfrentamento da pandemia”, escreveu o senador no documento.
“Na iminência da votação do relatório produzido por esta CPI, não se pode permitir que o Chefe do Executivo continue em permanente e flagrante estado de cometimento de delitos que continuam a produzir efeitos que extrapolam inequivocamente o “cercadinho” do Palácio da Alvorada e o conjunto de espectadores de suas lives semanais”, continua no documento.
Na última quinta-feira 21, Bolsonaro leu uma suposta notícia que alertava que “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”.
O Facebook e o Instagram, no domingo, derrubaram o vídeo.
Leia o documento:
Doc-SF213661530368-EntregaApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.