CartaExpressa
Senado proíbe chamar bolsonaristas responsáveis pelos atos golpistas de ‘manifestantes’
A medida foi publicada no Manual de Comunicação do Senado Federal


A Secretaria de Comunicação do Senado Federal passou a vetar o uso da palavra “manifestantes” para se referir aos bolsonaristas responsáveis pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
A medida foi publicada no Manual de Comunicação do Senado Federal e recomenda o uso dos termos “invasores” ou “vândalos” em referência aos envolvidos nos atos golpistas.
“Em 8 de janeiro de 2023, vândalos invadiram, depredaram e saquearam os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília”, diz o manual.
Também não é indicado o uso da expressão “terroristas”, já que nenhum envolvido respondeu por crime de terrorismo à Justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.