CartaExpressa

Senado aprova PEC que viabiliza o pagamento do piso salarial da enfermagem

A Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, estabelece como piso para a categoria o valor de R$ 4.750

Profissionais da Enfermagem estão em luta pela aprovação do piso salarial (Foto: Coren-SP)
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou, nesta terça-feira 20, a PEC nº 42/2022, que viabiliza o pagamento do piso salarial para profissionais da enfermagem. A proposta, que havia sido avalizada pela Câmara na semana passada, segue para promulgação.

O texto direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para custear o piso da enfermagem. Os valores serão pagos pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

A Lei nº 14.434, aprovada pelo Congresso Nacional, estabelece como piso para a categoria o valor de 4.750 reais. O montante é a referência para o cálculo dos vencimentos de técnicos (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

Atualmente, o pagamento do piso está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, que confirmou uma decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso. O magistrado determinou que União e entes públicos e privados se manifestassem sobre o impacto financeiro da medida na qualidade dos serviços prestados na rede de saúde.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar