CartaExpressa
Senado aprova ex-tucano para comandar a Instituição Fiscal Independente
A indicação de Marcus Pestana foi chancelada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)


O Senado aprovou nesta quarta-feira 14 a escolha do ex-deputado e economista Marcus Pestana para o cargo de diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado.
Pestana passou por uma sabatina na Comissão Diretora nesta manhã e a indicação teve a relatoria do senador Vital do Rêgo (MDB-PB). No plenário, foram 56 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.
Em 2016, o então presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), promulgou a resolução responsável por criar a IFI, com o objetivo de acompanhar o desempenho fiscal e orçamentário do País.
Pestana, indicado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se desfiliou no mês passado do PSDB, partido do qual fez parte por 35 anos. Em 2022, foi candidato ao governo de Minas Gerais, mas não passou do primeiro turno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Conselho de Ética do Senado abre representações contra seis senadores
Por André Lucena
Senado instala CPI para investigar a atuação de ONGs na Amazônia
Por Wendal Carmo
Zanin mantém périplo pelo Senado e ganha apoio unânime do PSD
Por Wendal Carmo