CartaExpressa

‘Sempre que precisar, vamos bloquear’, diz Lula sobre congelar o Orçamento

Na semana passada, o governo anunciou um montante de 15 bilhões de reais entre bloqueios e contigenciamentos

‘Sempre que precisar, vamos bloquear’, diz Lula sobre congelar o Orçamento
‘Sempre que precisar, vamos bloquear’, diz Lula sobre congelar o Orçamento
O presidente Lula em entrevista a agências internacionais em 22 de julho de 2024. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira 22 que promoverá bloqueios ou contingenciamentos no Orçamento sempre que necessário. Também enfatizou que seu governo tem responsabilidade fiscal e que o País “vai quebrar” se gastar mais do que arrecada.

Lula concedeu uma entrevista no Palácio do Planalto a agências internacionais, como France Presse, Associated Press, Bloomberg e Reuters.

“Sempre que precisar bloquear nós vamos bloquear”, declarou o petista. “O mesmo dinheiro que você precisa cortar agora, você pode não precisar cortar daqui a dois meses. Depende da arrecadação.”

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um bloqueio de 11,2 bilhões de reais e um contingenciamento de 3,8 bilhões no Orçamento de 2024.

O bloqueio é uma medida para se adaptar às regras do arcabouço fiscal, a determinar que os gastos não obrigatórios só podem crescer até 2,5% ao ano, já descontada a inflação. Já o contingenciamento ocorre para cumprir a meta anual de resultado primário. Para 2024 e 2025, o objetivo é zerar o déficit fiscal – ou seja, atingir um resultado neutro nas contas do governo, sem considerar os juros da dívida pública.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo