CartaExpressa
Salles pedirá o indiciamento de G.Dias, José Rainha e deputado do PT na CPI do MST
Na semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu prorrogar até 21 de setembro os trabalhos da comissão


O relator da CPI do MST, o deputado Ricardo Salles (PL-SP), pede no documento final da comissão o indiciamento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias, do líder da Frente Nacional de Luta José Rainha, do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e do diretor-superintendente do Iterra de Alagoas, Jaime Messias Silva.
Os detalhes do relatório, formado por 60 páginas, foram revelados nesta segunda-feira 18 pelo jornal O Globo. O final dos trabalhos do colegiado está previsto para esta quinta-feira 21.
Diante de trocas na composição da CPI, parlamentares bolsonaristas avaliam que o relatório de Salles pode ser rejeitado. Por isso, deputados da base governista articulam um documento paralelo, no qual pretendem abordar as invasões a domicílios durante diligências da comissão em assentamentos.
O relatório paralelo ainda tratará de potenciais episódios de violência de gênero na condução dos trabalhos, praticados por Salles e pelo presidente da CPI, Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), contra a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
Na semana passada, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu prorrogar até 21 de setembro os trabalhos da CPI do MST.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.