CartaExpressa
Rui Falcão aciona PGE contra Bolsonaro e fazendeiros por propaganda eleitoral antecipada
Deputado alega ainda que sindicatos de ruralistas usam recursos ilegalmente para financiar outdoors


O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) acionou a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra Jair Bolsonaro (PL) e fazendeiros do Mato Grosso do Sul por propaganda eleitoral antecipada.
De acordo com o parlamentar, ruralistas, por meio de cooperativas e sindicatos, financiam a instalação de outdoors com slogans de campanha em fazendas da região.
A ação protocolada na PGE nesta quarta-feira 5 tem como base uma reportagem recente publicada pelo site UOL, que revelou a existência de dezenas de outdoors em apoio ao presidente na região Centro-Oeste do Brasil. Nas imagens, é possível ver placas com a foto do ex-capitão de faixa presidencial e slogans como ‘Fechados com Bolsonaro’.
As mensagens são assinadas pela Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso e Região (Copper) e por produtores rurais e Sindicato Rural de Chapadão. Há ainda outros outdoors espalhados em que a assinatura traz apenas a frase genérica por ‘produtores rurais e sindicatos’. Neste último caso, Falcão solicita que a PGE abra investigações para identificar quem são os autores.
No pedido, o deputado alega ainda que a ação de sindicatos e cooperativas de ruralistas, além de configurar campanha eleitoral antecipada, seria ilegal. O argumento é de que as entidades seriam fontes proibidas para qualquer tipo de financiamento eleitoral.
Confira a íntegra da representação de Falcão contra Bolsonaro e fazendeiros do MS. A petição é subscrita pelos advogados Marco Aurelio de Carvalho e Fabiano Silva dos Santos.
2022_REPRESENTAÇÃO À PGE_OUTDOORS DO BOLSONAROApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rui Falcão aciona o STJ e denuncia ilegalidades na relação entre MPF e Transparência Internacional
Por CartaCapital
Deputado do PT pede que Aras investigue propaganda antecipada de Bolsonaro
Por Estadão Conteúdo