CartaExpressa
Rosa Weber envia à PGR pedido de investigação contra Alcolumbre
Há mais de 6 meses, André Mendonça aguarda a sabatina para ocupar a cadeira no STF
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, enviou para análise da Procuradoria-Geral da República um pedido de investigação para apurar indícios de crime por parte do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre, pela resistência na marcação da sabatina de André Mendonça, indicado à Corte.
A decisão foi tomada na ação requerida por um advogado que questiona a conduta de Alcolumbre. Há mais de 6 meses, Mendonça aguarda a sabatina para ocupar a cadeira do ministro aposentado Marco Aurélio Mello no STF.
Na ação, o advogado pede que o senador seja afastado da presidência da CCJ diante dos indícios dos crimes de responsabilidade, discriminação religiosa e contra o Estado Democrático de Direito.
No despacho, Weber diz caber à PGR avaliar os elementos subjetivos da ação.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Não aceito ser chantageado com o aval de quem quer que seja’, diz Alcolumbre sobre sabatina de André Mendonça
Por CartaCapital
Mourão critica demora da sabatina de Mendonça, mas tem outro nome para STF
Por Estadão Conteúdo



