CartaExpressa
Rosa Weber e André Mendonça recebem a maior honraria da OAB
A Medalha Raymundo Faoro é destinada a personalidades ‘que se destacam na preservação do Estado Democrático de Direito’


O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil homenageou nesta segunda-feira 18 a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e o ministro André Mendonça com a Medalha Raymundo Faoro, a principal comenda da advocacia brasileira.
A homenagem é destinada a personalidades “que se destacam na preservação do Estado Democrático de Direito”, segundo a ordem. A cerimônia ocorreu no plenário do Conselho Federal da OAB, em Brasília.
Segundo o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, Rosa travou uma “batalha contra formas contemporâneas de escravidão”, demonstrou “empenho na política antimanicomial” e promoveu “diretrizes para a inclusão dos indígenas no Sistema Judiciário [que] testemunham seu compromisso com a defesa dos direitos individuais e sociais”.
Simonetti afirmou ainda que Mendonça se destaca por um “perfil técnico, objetivo e alinhado aos valores da liberdade, igualdade e justiça social”. Disse também que o ministro tem trilhado um caminho comprometido com os valores republicanos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rosa vota por rejeitar análise de ações sobre os direitos políticos de Dilma
Por Wendal Carmo
Rosa libera para julgamento ação que pode descriminalizar o aborto até a 12ª semana
Por CartaCapital
Mendonça autoriza ajudante de Bolsonaro a não comparecer à CPMI do 8 de Janeiro
Por CartaCapital