CartaExpressa
Rodrigo Maia declara voto em Lula no 2º turno contra Bolsonaro
O ex-presidente da Câmara diz que o petista vai respeitar ‘os valores democráticos’ e ‘olhar para os mais pobres’
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (PSDB) declarou, nesta quarta-feira 19, que votará em Lula (PT) no segundo turno da eleição contra Jair Bolsonaro (PL).
“É óbvio de que lado eu vou estar”, disse o tucano em entrevista à GloboNews. Segundo ele, suas divergências com o governo Bolsonaro “são profundas”.
“Óbvio que meu voto estará no outro campo, no campo que não é o do presidente Bolsonaro”, prosseguiu Maia, relembrando que seu último voto em Lula foi em 1989. “[Meu voto] Será mais uma vez naquele que eu acredito que vai afirmar os valores democráticos, que vai preservar o nosso meio ambiente – que é um grande ativo que a gente tem – e que, principalmente, vai olhar para os mais pobres.”
Lula está na liderança da disputa presidencial, segundo uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta. O petista tem, conforme o levantamento, 47% das intenções de voto, ante 42% do ex-capitão. Brancos, nulos e indecisos somam 11%.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Pintou um clima’: campanha de Lula nega descontextualização e aciona o TSE para usar vídeo de Bolsonaro
Por CartaCapital
Presidente do Novo diz que o partido liberou o voto no 2º turno, mas não em Lula
Por CartaCapital
Lula pede apoio reforçado de evangélicos: ‘Não imaginava que mentiras pelo celular tinham tanta força’
Por Getulio Xavier



