CartaExpressa
Ricardo Salles pediu demissão após saber que seria preso, diz jornal
O ex-ministro é alvo do inquérito que apura sua participação em um esquema de extração e venda ilegal de madeira


O ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão do cargo ao saber que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, pediria sua prisão. A informação é do Estadão.
O risco de prisão foi avisado a Salles por um colega na terça-feira 23. Um dia depois, ele comunicou ao presidente Jair Bolsonaro a sua decisão de deixar o ministério.
Segundo informações, Bolsonaro ainda tentou fazê-lo mudar de ideia e ‘enfrentar o STF’. Salles teria recusado por ver como ‘insustentável’ a sua permanência na pasta e por ‘temer pela segurança’ da mãe, também alvo das investigações.
O ex-ministro é alvo do inquérito, autorizado pelo Supremo, por supostamente atuar em um esquema de extração e venda ilegal de madeira. A prisão teria como base a atuação de Salles para atrapalhar as investigações.
O pedido de demissão deve tirar o caso das mãos do ministro Alexandre de Moraes, já que, com a saída da pasta, Salles não tem mais foro privilegiado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.