CartaExpressa
Reunião entre Lula e Maduro na Argentina é cancelada
A decisão foi confirmada na tarde desta segunda, horas antes da agenda


O governo da Venezuela cancelou a reunião bilateral agendada para as 16h desta segunda-feira 23 entre o presidente Nicolás Maduro e o presidente Lula (PT). O mandatário venezuelano era aguardado na reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac, mas não irá à Argentina.
A decisão envolveria questões de segurança apresentadas pelo governo Maduro, segundo interlocutores do Palácio do Planalto. Assim, não se descarta a preparação de uma conversa por videoconferência nas próximas horas.
Lula chegou a Buenos Aires na noite do domingo 22 para sua primeira viagem internacional após a posse. Ele o presidente da Argentina, Alberto Fernandéz, anunciaram que estão empenhados em avançar nas “discussões sobre uma moeda comum sul-americana”. O plano foi mencionado em um artigo, assinado pelos dois chefes de Estado, publicado no domingo pela revista argentina Perfil.
A prioridade de Lula é retomar a relação bilateral entre os países, abalada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Desbolsonarização: governo Lula dispensa nova leva de militares
Por CartaCapital
Lula e presidente da Argentina anunciam plano de ‘avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana’
Por Agência O Globo
Entenda em cinco pontos a crise que levou Lula a demitir o comandante do Exército
Por Agência O Globo