CartaExpressa

Renan: requerimento pela quebra de sigilo da Jovem Pan foi um equívoco

O relator da CPI da Covid ainda disse que queria, ‘sem saber de quem é a culpa, pedir desculpas pelo que aconteceu’

Renan: requerimento pela quebra de sigilo da Jovem Pan foi um equívoco
Renan: requerimento pela quebra de sigilo da Jovem Pan foi um equívoco
O senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Pedro França/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta terça-feira 3 que o requerimento que pedia a quebra do sigilo bancário da rádio Jovem Pan foi “um equívoco que aconteceu na nossa ausência em Brasília durante o recesso compulsório”. Segundo ele, o documento já foi retirado de pauta.

Na sessão em que os senadores colheram o depoimento do reverendo Amilton Gomes de Paula, o relator reforçou que retirou o requerimento “para que, de modo algum, possa eventualmente nada respingar numa coisa que respeitamos e defendemos, que é a liberdade de expressão”.

Calheiros ainda disse que queria, “sem saber de quem é a culpa, pedir desculpas pelo que aconteceu”.

O requerimento, protocolado no final da semana passada, referia-se à Jovem Pan como “grande disseminadora das chamadas ‘fake news‘” e tinha o objetivo de obter detalhes sobre as movimentações bancárias da emissora desde o início de 2018. Segundo o documento, “deve ser apresentada análise comparativa entre os períodos, anterior e posterior à situação de pandemia, até a presente data”.

Além disso, afirmava a peça, “a quebra, a transferência e todas as análises, em especial a comparativa (…), deverão ser elaboradas com dados e informações, outrossim ligações com outras pessoas naturais e jurídicas, disponíveis nas diversas bases de dados da Receita Federal do Brasil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo